Bruce Nauman





Nascido em 6 de dezembro de 1941, em Fort Wayne, Indiana, EUA.
Dedicou-se à escultura e à arte da perfomance na Universidade da Califórnia, onde completou seu mestrado em Belas Artes em 1966, mesmo ano em que iniciou suas experiências com filmes. Ele é membro da Academia Americana de Artes e Ciências de Cambridge, Massachussets, e membro da Academia Americana de Artes e Letras de Nova York. Em 2000, recebeu o título de Doutor Honorário das Artes pelo California Institute of the Arts, Valencia, Califórnia.

Nos anos 60 e 70, os trabalhos conceituais documentam performances em seu estúdio, caracterizadas por movimentos repetitivos e protagonizadas pelo próprio artista. São ações em que emprega seu corpo em dimensão escultórica, em várias posições em relação à arquitetura do seu estúdio. Nauman explora instantaneidade, espaço e intimidade.
Nas décadas subseqüentes, ele continua a explorar situações limítrofes para ele próprio e para o espectador. Segundo Nauman, "cada um é forçado a tomar consciência de si próprio e da situação que o envolve. Muitas vezes, mesmo sem saber que experiências estamos confrontando e/ou o que estamos vivenciando. Tudo que se sabe é que estamos sendo levados a lugares que não nos são familiares e que isso provoca medo." (Nauman, 1985|86).

A partir dos anos 80, permanece o vocabulário da repetição, mas a performance já não conta necessariamente com o artista como performer, nem o aspecto espontâneo dos vídeos anteriores, porém com atores, que seguem um script. Surgem os neons e os temas focalizados em aspectos da condição humana, como sexo, violência e noções de normalidade e, mais recentemente, o artista retorna a questões já propostas em seus trabalhos dos anos 60, como o desenrolar de uma atividade e o vazio do estúdio.
Questões levantadas por Nauman, como os limites ambíguos entre o público e o privado, o modo em que um projeto político pode se dar a partir de um desenvolvimento solitário, a aproximação subjetiva ao minimalismo, por mecanismos de repetição e pela reiteração do limite perceptual e arquitetônico, tiveram grande ressonância, particularmente entre artistas mais jovens, que emergiram a partir dos anos 90.

(Trecho de texto extraído do site: http://www.rioartecultura.com/brucenauman.htm)

The Art of Bruce Nauman:


Clown Torture - Bruce Nauman, 1987:


Bruce Nauman - Live-Taped Video Corridor:



Referências virtuais:

Um comentário: